domingo, 18 de agosto de 2013

A internet e seu papel político

Nos últimos meses o Brasil virou um verdadeiro auto-falante. Indignados com a corrupção política no  Brasil milhares de pessoas de diferente idades, sexo, cor e credo saíram as ruas para cobrarem seus direitos cívicos. Tudo começou com o movimento Passe Livre, que reivindicava a volta do volta do preço das passagens de ônibus, que tinha subido em 20 centavos. A cada manifestação mais pessoas se reuniam ao grupo, o que fez com que fosse reajustado novamente o preço, voltando o antigo valor. Mas não ficou só nisso, em vários lugares do Brasil milhares de manifestantes foram as ruas, inspirados na manifestação de São Paulo, esses protesto exigiam Saúde, Segurança, Emprego, Reforma Agrária dentro outros. Também protestavam contra os gastos da Construção de estádios para a Copa do Mundo. Este acontecimentos chamaram a atenção de toda mídia, inclusive a mídia internacional.
 Um dos meios que mais contribuíram para a realização das manifestações foi a Internet. Ela foi de grande ajuda tanto para reunir manifestante,quanto para divulgar as manifestações, além de denunciar abusos ocorridos.Os dois sites que mais participaram disso foram: o Facebook e o YouTube, no Facebook foram criados grupos e eventos marcando local, data e hora para acontecer as manifestações, também eram feitas discussões sobre temas pertinentes. No YouTube era mostrada a aglomeração de pessoas nos eventos, e em alguns casos era denunciada a violência policial.
Embora muitas pessoas só protestavam pela internet, essa pessoas nos mostraram que o brasileiro não está satisfeito com atual situação do Brasil, e que acreditam que o ele pode mudar. Para que isso ocorra basta que todos façam sua parte. Para resolver o problema é muito simples, é o voto consciente. De nada adianta protestar nas ruas ou na internet, se na época de eleição você vender seu voto, um dia esse voto vai custar muito caro, será no dia que você ou família precisarem de assistência médica, ou precisar de uma faculdade ou sentir preso em casa por falta de segurança. O Brasil tem jeito, mas para que ele mude todos devem mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário