domingo, 12 de janeiro de 2014

Infanticídio de Crianças Indígenas

Vasculhando pela net à procura de coisas curiosas, vi uma coisa que me deixou bastante assustado, o infanticídio de crianças indígenas. De fato eu até já tinha ouvido falar do assunto em minhas aulas de geografia com o professor Franzé, mas pensava que nos dias atuais com toda a "domesticação dos índios" esse hábito havia acabado. Tribos como os Suruwaba e Hakani ainda praticam a morte de crianças gêmeas ou trigêmeas, crianças com deficiência física ou mental e filhos de mães solteiras. Segundo os índios, crianças assim são amaldiçoadas e podem trazer problemas para a tribos como: doenças, falta de caça e topo tipo de azar, então para acabar com o azar os próprios país tiram lhes a vida  . Organizações lutam pelo direito a vida das crianças, enquanto outras lutam pela direto a preservação da cultura.
Essa discussão nos arremete aos anos de 1500 quando o homem branco subjugou a cultura indígena, o que nos ponhe a pensar se temos o direto a interferir em outro tipo de cultura, usando as  regras de uma sociedade branca para dizer o que é certo.
Neste trecho de vídeo retirado do documentário Hakani você pode ver como o ritual funciona, as crianças deficiente são enterradas vivas. Senas fortes, tire suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário