quarta-feira, 6 de junho de 2012

Teoria do Surgimento dos Grupos Políticos

Eu não tenho muito conhecimento de história, mas com o passar do tempo fui criando uma teoria para a formação das classes dominantes do Sertão, é claro que o que eu vou falar não foi baseada na leitura de vários livros e bibliografias, mas serve como indução para esse tema.
Acredito que a dominação por parte da classe que hoje se encontra no poder é constituída desde de o Brasil Império, nas chamadas Capitanias Hereditárias, que foi uma forma de governar o Brasil, foram dadas vastas extensões de Terras a alguns mandatários  para que administrassem e explorarem como lhe convierem melhor  , porém estas não poderiam ser comercializada, só poderiam ser passados de pai para filho, dai o nome hereditária, pois bem este sistema de capitanias se extinguiu e o Brasil foi dividido em províncias, porém os que eram responsáveis pelas capitanias continuaram exercendo grande influência sobre as províncias. O que acontece é que os decentes destes, se tornaram grandes latifundiários e constituíram oligarquias e dessas o personagem principal era o Coronel, estes coronéis eram grandes latifundiários exerciam funções de líder politico do lugar, a patente era compra e lhe dava o poder de impor a ordem no povo. Na república para continuarem no poder, se candidataram ou apadrinharam alguém, e para conseguir eleger quem queriam usaram de métodos anti-democráticos como violência, ameaças ou o que  até hoje é usada a compra de votos ou favorecimento. Chegando nos dias atuais, temos no poder os filhos dos tais Coronéis do Sertão.
Ao analisar a história politica do Brasil, vemos que tivemos várias mudanças como: o fim da monarquia, inicio da republica, abolição da escravatura, ditaduras, voto da mulher e do pobre, e democracia novamente. Mas sempre fomos governados pelas mesma famílias, desde de a invasão dos Portugueses, ou como muitos preferem descobrimento do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário